quinta-feira, 30 de abril de 2009

TIRANOS BRANCOS SUBSTITUIDOS POR TIRANOS NEGROS???!!!


“...Neste mundo ninguém é bom para ninguém. Enganamo-nos uns aos outros. Tiranos brancos substituidos por tiranos negros é a moral da história... justiça e igualdade é negócio de Deus e não dos homens...”
Paulina Chiziane. “O sétimo Juramento”, Pag.15
De uns anos para cá ganhei o hábito de participar em forúns onde se debatem ideias sobre o dia-a-dia do país e também presto muita atenção no conteúdo dos discursos que os nossos politicos nos bombardeam.
O que noto nisso tudo é que proliferam-se ideias brilhantes que se traduzem em palavras bonitas como igualdade, justiça, paz, solidariedade, fazendo surgir slogans inclusivos como: “Moçambique para todos”, “Juntos por um futuro melhor” ,“A força da Mudança” e outras coisas que pessoalmente perfiro considerar útopias.
Tudo isto é bonito. Porém seria mais bonito ainda se essas concepções fossem verdadeiras ao invés de serem simples conversas para drenar dólares e gastar água mineral, bem como, não passassem de truques para tirar o voto do cidadão incauto que não percebe nada sobre politica.
Os nossos dirigentes defendem o fim da pobreza absoluta, encorrajam o combate a corrupção e todos os males que nos apoquentam, contudo ao virar-mos a esquina descobrimos que são os mais ricos do país, os mais corruptos e os que têm mais posses. Para quem não sabe deve pensar que é um paradoxo.
Mas não é nenhum paradoxo, as coisas funcionam assim. A vida é assim, traduz-se em dizer uma coisa e fazer outra. “... Pois não façam o que eu faço, mas sim o que vos digo” - diz o ditado. Isto significa que nestas coisas é preciso usar mascáras para adaptar-se ao meio, sob pena de ser vitimado por aquilo que C. Darwin chamou por seleção natural.
Engana-se quem pensa que o mundo é um mar de rosas, feito de fraternidade, união e de amor ao próximo. Isto aqui é um campo de luta selvagem onde reina a lei do mais forte, aqui é cada um por si e Deus para todos, por isso salve-se quem puder!
O mundo pertence aos ousados, aos que sabem mentir, aos hipocritas e aldrabões sem vergonha para alcançar o que desejam. Quanto aos pobres, aos orfãos, as viúvas, aos desfavorecidos, e as minorias marginalizadas, esses que se lixem.
E assim os pobres ficam cada vez mais pobres e os ricos sempre a subir. Ensinamos as crianças a odiar os semelhantes e o ódio vai se transmitindo de geração em geração. Parecendo que não, mas hoje em dia está cada vez mais dificil singrar na vida usando meios católicos, querendo ou não, tem que se alinhar em sistemas, caso não é preciso cultivar a arte do lambebotismo.
E depois nos assustamos e reclamamos quando estudos concluem que crianças negras dos Estados Unidos e da África do sul perferem bonecas brancas e loirinhas ao invés de bonecas negras como a sua própria cor.
Por que que reclamamos, achamos que as crianças são tão ingênuas ao ponto de ignorar a dura realidade do mundo em que vivem? A pesar de pequeninas elas sabem da podridão em que o nosso mundo está mergulhado.
A verdade é dura. Mas é esse o mundo que temos e que fazemos. A pergunta que fica é: será esse o mundo que queremos? Espero que não, mas o que apreendo todos dias é o seguinte: O ódio e ganância são nossos instintos naturais, por isso o
jogo entre tiranos a substitirem-se será eterno.
É esta a moral da história para mim também!!
Pensem
nisso!
felixesperanca@gmail.com

5 comentários:

  1. Oi. Vim aqui a convite do Dr. Carlos Serra. Gostei e prometo voltar.

    ResponderEliminar
  2. Gostei. Mas...desde quando a tirania tem cor??

    ResponderEliminar
  3. De facto, tens muita razao companheiro...continua assim eh por isso que te admiro bastante. Hasta la vitoria siempre!

    ResponderEliminar
  4. Tou a ver que tiraste algumas frases das letras do Boss AC e do Valete, mas foram bem usadas.

    ResponderEliminar
  5. Olha mano, valeu. Tou feliz por saber que passas pelo meu blog. Quanto as palavras de Ac e Valete, quero dizer-te que ninguem é dono delas. Vais ver que o Ac ou Valete também inspiraram-se nalguma dessas coisas más que há pelo mundo e eu também fi-lo assim. Dizer que tirei de lá é pesado demais porque dos dois não oiço muito as suas músicas. Foi mera cincidencia este não é o primeiro caso é por isso que eu acho que sou bom.

    ResponderEliminar