sexta-feira, 20 de novembro de 2009

22 de Novembro de 2009

Em Memória de Carlos Cardoso

Ano de 2000. Tarde de quarta-feira 22 de Novembro. Carlos Cardoso fechou a edição do dia e enviou por Fax o Metical aos mais de 400 assinantes, sobretudo diplomatas, funcionários e pessoas ligadas aos negócios. O dia caía, por volta das 18 horas entrou no carro com o motorista e dirigiram-se à casa.

Pelo caminho, numa das avenidas de Maputo, duas viaturas Vokswagen, um Citti Golf vermelho e outro 1600 Sedan com vidros fumados, bloquearam o seu automóvel. De acordo com várias notícias, dois homens armados com AK-47 saíram de um dos veículos e atiraram fatalmente contra o jornalista e feriram o seu motorista.

Morria nesse instante supremo um grande homem, o percursor do jornalismo investigativo em Moçambique e porta-voz das minorias empobrecidas e oprimidas que com suor e sacrifício sobrevivem à intempérie a tentar encontrar a sua voz e vez. Foi o maior no jornalismo e um dos melhores entre os filhos de Moçambique, é por isso que, o seu nome ficará indelevelmente marcado no rodapé da história contemporânea deste país.

As causas por detrás da sua morte suscitaram muitas interpretações, todavia a maior parte delas ponderam que Cardoso foi morto porque representava uma grande ameaça contra a corrupção, a lavagem de dinheiro, o narcotráfico, o abuso de poder, o enriquecimento ilícito entre outros crimes. A maior parte desses males eram e continuam a ser protagonizados por pessoas ligadas ao poder politico e económico. Nesta ordem de ideias, em 2001, numa das suas passagens, um relatório do Comité para Protecção de Jornalistas, escreveu nos seguintes termos: “ Cardoso tinha sido morto por que era o único jornalista que tinha os contactos, a habilidade e a tendência para confrontar as elites no poder com provas sobre a sua própria corrupção”.

De lá para cá, passam nove anos. São nove anos de eterna saudade. Anos de ausência-presença. Anos de dor. Anos de nostalgia. Anos de frustração e de rancor por parte de seus familiares, amigos e muitos outros cidadãos que se revêem e se espelham em seus ideais, pelo que um simples julgamento e uma pena máxima contra os seus assassinos constituem uma insignificância para repor o vazio e o luto que ele deixou.

Entretanto, para além de dar que falar, a sua morte despoletou várias faces ocultas do sistema politico e economico de turno na época, como também pôs a nu muita podridão, outrora encobertas pelos mais eficazes métodos maquiavélicos. A partir daí, o país, demonstrou ao mundo, até à saciedade, a hipocrisia e a mentira por que sempre se regeu. Passou-se a conhecer na integra os indivíduos que ditam as regras do jogo, como também fez-se saber que, às vezes o estatuído na lei serve apenas para o Inglês ver tal como aconteceu com a liberdade de imprensa preconizada em principio na Constituição de 1990, Cardoso quis fazer o seu uso e logo foi morto.

Com a morte deste grande homem, Moçambique passou, cada vez mais, a ganhar lugar no grupo dos países mais corruptos do mundo e cresceu sobre si o número de pesquisas e investigações sobre actividades ilegais. Posteriormente, esses estudos pariram inúmeras exposições violentas que mancharam a nossa imagem no contexto das nações. Um deles foi em 2000 quando o famoso relatório da Agência Americana Anti-Drogas (DEA) que tinha aberto um gabinete na vizinha África do Sul, em 1997, para monitorizar o explosivo crescimento da indústria de narcóticos na região, reportou que Moçambique era um dos principais portos de entrada de drogas ilegais oriundas do Sudeste Asiático e, ainda segundo a DEA, a maior parte deste tráfico é, posteriormente, enviado para a Europa.

Assim, volvidos que são nove anos é necessário que novos Cardosos surjam para prosseguir com os ideais do primeiro. Moçambique continua a subir na lista dos mais corruptos entre as nações, a pobreza cresce, a exclusão social aumenta, as assimetrias regionais prevalecem, o tribalismo e regionalismo nos caracterizam, a partidarização do aparelho de Estado é o nosso modus vivendi, o país virou um suave Zimbabué e o aparelho de Estado um feudo gerido por gente individualista até ao nojo.

Em meu entender, as condições existem, mas faltam a coragem e estômago para tal, algo que persiste, devido a crónica mentalidade de defesa do pão, labebotismo e escovismo crassos que caracterizam muitos jornalistas deste país. Cardoso era destemido e mais do que isso foi um verdadeiro patriota, razão pela qual deu a sua vida pela pátria amada. Por tudo isso e muito mais, o seu nome continuará a inspirar gerações. Que a sua alma descanse na paz dos anjos e que Deus lhe perdoe as suas faltas!

6 comentários:

  1. Caro Patriota,
    Estás a descrever aqui uma triste realidade. Cardoso se foi, os tubarões ainda continuam a sugar o nosso sangue sobre o lema: “lutamos por esse pais, e então não podemos ficar ricos?”.
    Triste isso no nosso país. Triste para toda juventude.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Patriota, a data não me escapou. Em Mocambique precisamos de mais Cardosos.

    Abraco

    ResponderEliminar
  3. Carlos Cardoso foi barbaramente assassinado por causa dos seus ideais e princípios éticos.

    Infelizmente, Moçambique não melhorou em relação à corrupção, mas a sua morte não foi em vão, o seu exemplo permanece na nossa memória.

    Abraço forte!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Juliasse
    Defacto, nao podia deixar passar em branco esta data. Cardoso foi grande, razao pela qual fiz questao de dedicar-lhe esta homenagem. Penso que deve ser sempre assim. Nao devemos nos esquecer nunca daqueles que dao a sua vida pela justica, igualdade e o bem-estar para todos. Mais uma vez obrigado, sobretudo por teres passado neste sitio.Eh uma grande honra contar contigo.
    Viva.

    ResponderEliminar
  5. Reflectindo mais uma vez...
    Sim eu reitero que novos e mais Cardosos precisam-se neste pais, as condicoes existem, faltam a coragem e ousadia. Cardoso morreu pela justica, contra a corrupcao, o crime organizado e lavagem de dinheiro, penso que muitos desses males persistem e sao responsaveis pelo atraso deste pais. Nao se constroi uma nacao prospera com tamanha corrupcao. Por tanto, nessas horas, quando esses males prosseguem, logo lembramos deste Grande Homem. Que a sua alma descanse em paz.

    ResponderEliminar
  6. Ilustre Jose
    Concerteza, o seu exemplo permanece na memoria de todos homens de bom senso e isso eh o que importa. Cardoso morreu apenas fisicamente, mas em termos reais mora em cada um de nos, aqui, ali e acola. Eh por isso que todos anos em datas como estas farei questao de lhe dedicar uma homenagem igual, penso que eh a forma mais simples de honrar um grande homem como, como Cardoso.

    ResponderEliminar