sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Desata-te! O que é que te impede?

Ao iniciar o ano de 2010, como diz o ditado “ano novo vida nova”, devemos tentar começa-lo com energia positiva libertos de conceitos e preconceitos, que nos impedem de seguir um caminho livre de ataduras, como ainda se fossemos “escravos”. E tu és escravo de quê? Do teu partido? Da tua religião? Das feridas que recebeste quando eras criança? De algum vicio nocivo que te vai matando aos poucos? Daquilo que alguém decidiu por ti ou duma relacao que não te satisfaz? De um trabalho que não desfrutas ou da vida que levas?

Desata-te! Deixa para trás o fardo que levas e que nele guardas animosidade, rancor e culpa. Deixa já de culpar aos outros, por aquilo que te foi mal na vida. Em cada dia que passa, tens a oportunidade de começar outra vez. Cada manhã, ao abrires os olhos, nasces de novo, recebes outra oportunidade para mudar a tua vida em direcção àquilo de que gostarias de melhorar. A possibilidade é toda tua.

O que é que te impede? O medo do insucesso? Do êxito? Do fracasso? Daquilo que dirão os outros? Da critica? De cometeres erros? De estares só? Rebenta já a corrente com que tu mesmo te amarraste. O único a que deves temer é a ti próprio, ao deixares passar a vida sem fazeres o que queres e decidir as tuas coisas de acordo com os teus princípios e convicções. Os erros do passado já foram esquecidos e os erros do futuro serão perdoados. Podes ter a certeza de que ninguém guarda um ressentimento daquilo que fizeste mal. Só tu mesmo…Esse juiz que te condena esse algoz, esse mau amigo que sempre te critica… és tu mesmo. Deixa-te em paz e perdoa-te só tu podes conseguir.

Acorda! Esta é a vida! A vida não é o que sucede quando se cumprem todos os teus planos, nem quando tiveres o que desejas. A vida é o que está a passar agora e neste preciso momento. Pensa: neste momento o teu coração leva sangue a todas as células do teu corpo e os teus pulmões levam oxigénio aonde ele é necessário. Neste momento, existe algo que não podemos compreender muito bem, que te mantém vivo e que te permite ver, pensar, expressar-te, mover-te, rir e até chorar se quiseres. Sobre o dia de amanhã não sabemos, meu irmão. Mas de uma coisa eu tenho certeza: a vida é hoje e a morte é o fim!

Não te habitues a acordar aborrecido, mal-humorado ou preocupado. Põe a mão no teu peito e sente o coração a bater com força, dizendo-te: “estás vivo, estás vivo, estás vivo”. Eu sei que a vida não é perfeita e que está cheia de situações difíceis. E é talvez, por isso que te oferece todas as ferramentas de que necessitas para enfrenta-la: a liberdade de escolher como reagir perante aquilo que sucede; o amor, carrinho e o apoio dos teus seres queridos. Sei também que não és perfeito; ninguém é. No entanto, há milhões de circunstâncias que estão reunidas para que existas.

Foste formado a partir de um desenho maravilhoso e partilhas com toda a humanidade as virtudes e defeitos. Assim está inscrito nos genes de todos os seres humanos, teus irmãos universais. As tuas paixões, os teus medos, as tuas feridas, as tuas debilidades, a tua agressividade, os teus segredos, em suma os teus pontos fracos deves partilhar com os teus irmãos de sangue e de vida. Esses supostos defeitos são parte da tua liberdade e da tua humanidade. E se, acaso, perguntas quem sou eu para te dizer tudo isto, respondo-te que não sou ninguém, sou simplesmente uma versão diferente daquilo que tu és: outro ser humano entre milhares de milhões, mas um que decidiu ser livre e desfrutar do prazer e da maravilha que a vida é. Desata-te! O que é que te impede? Conto contigo.
Feliz natal e prospero 2010


Sem comentários:

Enviar um comentário